Ícone
BLog lemma

ENXAQUECA - UMA QUESTÃO APENAS NEUROLÓGICA OU ENZIMÁTICA?

Você já teve ou conheceu alguém que sofre de dor de cabeça intensa e latejante, sentindo-se incapaz de exercer qualquer atividade?
Essa é uma característica da enxaqueca que vem acompanhada por outros sintomas, como enjoos, sensibilidade à luz, barulhos, odores, visão embaçada, tonturas, entre outros sintomas mais específicos.

Quando os portadores desta patologia procuram ajuda especializada, seus exames costumam estar dentro da normalidade, o que pode gerar um diagnóstico incompleto ou até fazer com que a condição seja considerada algo sem muita relevância.

Por definição, a enxaqueca é caracterizada por um desequilíbrio químico-cerebral, envolvendo neurotransmissores no período menstrual, causando alterações no estado emocional. O estresse, jejum, ansiedade, tensão e determinados alimentos, como bebidas alcoólicas, odores e mudanças de rotina no sono, são alguns dos gatilhos que desencadeiam as crises de enxaqueca, as quais podem durar de 4 horas a 3 dias, com a repetição quinzenal ou até mesmo semanal.

O diagnóstico correto das causas da enxaqueca leva ao tratamento, que pode consistentemente melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados.

Existe algum outro desencadeador de crises de enxaqueca?

A resposta é SIM! O excesso da histamina.

A histamina é um mensageiro químico gerado principalmente nos mastócitos, por meio de vários receptores, que interfere em respostas celulares, tais como reações alérgicas, inflamatórias, secreção do ácido gástrico e neurotransmissão em algumas regiões do cérebro. A histamina está presente em todos os órgãos, porém em maior quantidade nos pulmões, no cérebro, na pele e no trato gastrointestinal. Após sua formação, é armazenada e liberada quando há um estímulo e é degradada pela enzima Diamina Oxidase (DAO), conhecida comercialmente como adiDAO®.

A enzima DAO é responsável por degradar a histamina que pode ser liberada por diversos fatores, como certos medicamentos, estresse e alimentos que consumimos através da dieta. Os principais alimentos fonte de histamina são: berinjela, abacate, queijos, vinhos tintos e brancos, carnes ultra processadas, tomate, chucrute, espinafre, queijos, leite e derivados, azeitonas, peixes, vegetais fermentados, tomate, vinagre cítrico e balsâmico, e chocolates. As concentrações de histamina e outras aminas biogênicas nos alimentos são muito variáveis dentro de uma mesma família e até mesmo entre amostras do mesmo produto, e as reações no organismo podem ser as mais diversas possíveis.

Algumas pessoas não conseguem produzir quantidade suficiente e eficaz da enzima DAO, o que impede a degradação e eliminação adequada da histamina, levando a um aumento dessa substância na corrente sanguínea. Essa condição enzimática é denominada Intolerância à Histamina (HIT), e seus principais sintomas são enxaqueca, fibromialgia, síndrome do intestino irritável (SII), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), dermatite e pele atópica. Esses sintomas são muito prevalentes na população e são causados pela deficiência da enzima DAO e pelo excesso de histamina.

Para auxiliar no tratamento da intolerância à histamina e na deficiência enzimática DAO, foi lançada com exclusividade pela LEMMA Supply a enzima adiDAO®, um ingrediente nutricional disponível no mercado magistral e prescritível pelos profissionais de saúde.

A LEMMA Supply tem como propósito oferecer ingredientes incríveis e inovadores que promovem a saúde e o bem-estar das pessoas, sempre trazendo ao mercado as melhores soluções para uma saúde integrada.

Para obter mais informações sobre o incrível ingrediente adiDAO®, consulte nossa equipe de farmacêuticos e tenha acesso a estudos de segurança e eficácia detalhados.

LEMMA

Ingredientes extraordinários